Governador visita obras do Terminal de passageiros do Porto de Salvador

Para proporcionar uma infraestrutura mais adequada, a fim de receber os turistas que chegam a Salvador por meio de cruzeiros marítimos, está sendo construído o novo Terminal Marítimo de Salvador. O trabalho, conferido de perto pelo governador Jaques Wagner, acompanhado pelo secretário da Casa Civil, Rui Costa, nesta quinta-feira (23), está bem acelerado.

A obra faz parte do conjunto de ações ligadas ao PAC Copa de 2014, que também representa um legado para a cidade de Salvador. A previsão é que o terminal seja inaugurado em 13 de maio de 2013, dia em que o porto comemora 100 anos.

Segundo o governador Jaques Wagner, com a inauguração do novo porto, a expectativa é aumentar o número de visitantes em Salvador, por meio de cruzeiros marítimos. “A Bahia, por si só, já atrai visitantes, e com essa nova obra, esse novo modelo, tenho certeza que esse fluxo será maior”.

O projeto do novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador foi concebido em conjunto pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e Fundação Mário Leal Ferreira, sob coordenação do Departamento de Infraestrutura de Transporte da Bahia (Derba). A estrutura vai ocupar o espaço onde hoje estão os galpões um e dois, que ficam mais próximos ao Centro Náutico, numa área total de 3,4 mil metros quadrados. Eles já foram demolidos e vão dar lugar a um moderno centro de recepção e entretenimento.

Com uma privilegiada vista panorâmica da Baía de Todos-os-Santos, o terminal ainda terá espaço de lazer, um estacionamento para táxi, carros, vans, ônibus de passeio e uma esplanada que permitirá a circulação de pessoas para apreciação da paisagem. Essa será uma área pública, que une o porto com a cidade.

Haverá um limite, não vai ser possível chegar até a beira do mar por questões de segurança, mas quem chegar ao Terminal da França terá acesso a uma bela vista.(23/08/2012)


Comente esta notícia